top of page

Parabéns para aquele que defende seus clientes com ética e justiça

  • Foto do escritor: Bruno Araujo
    Bruno Araujo
  • 9 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Quem já não precisou de alguém para defender seus interesses e garantir que seus direitos sejam legitimados pelas leis específicas ao seu caso? Estamos falando do advogado(a), profissional que tem o dia 11 de agosto como comemoração.


O advogado, entre suas qualificações e habilidades, deve se destacar em sua responsabilidade, qualificação, competência e por sua ética baseada em valores de justiça e igualdade.


Torna-se advogado quem fez bacharelado e foi aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A origem do nome vem do latim “ad vocatus” no qual seu significado está no chamado para socorrer uma pessoa diante dos órgãos do Poder Judiciário.


Sem o advogado corremos o risco de ter arbitrariedades, descumprimento da ordem jurídica e inexistência de um processo justo.

Sendo assim, por tal importância, foi instituído o Dia do Advogado.


O dia 11 de Agosto


Esta data não foi implementada aleatoriamente. Ela é referência ao ano de 1827, quando foram inauguradas as primeiras faculdades de Direito: a do Largo de São Francisco em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda em Pernambuco.


D. Pedro, em 1824, após a primeira Constituição do Brasil, verificou a necessidade de implantar o curso de direito, afinal, após a Independência não tinha como o país ser regido por leis portuguesas.


Até então, os advogados se formavam fora do país, principalmente, em Portugal, na Universidade de Coimbra.


O Dia da Pendura


Diante da importância desta profissão e pelo seu respeito, à época, comerciantes convidavam advogados para celebrar o seu dia em seus estabelecimentos com tudo pago.


Este costume foi muito comum até que os Cursos de Direito no país cresceram e a prática ficou insustentável.

Hoje, este hábito é muito criticado e considerado fraude conforme o Código Penal Brasileiro.


O padroeiro dos advogados


Santo Ivo (1253/1303) é considerado o padroeiro dos advogados.

Formado em advocacia, Ivo foi Juiz do Tribunal Eclesiástico na diocese de Rennes (França) e atuava na defesa dos pobres que não tinham possibilidades de arcar com despesas judiciais.


A mulher e seu dia exclusivo


No dia 15 de dezembro celebra-se o Dia da Mulher Advogada. Essa data faz referência a Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a desempenhar o ofício.

Sendo pioneira, ela se matriculou no curso de Direito e, da mesma forma, foi a primeira a fazer parte no Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, hoje em dia, OAB.

Esta data, junto com outras, nos faz refletir sobre a luta pelos direitos da mulher no Brasil.


As referências na história do direito


Alguns nomes se destacaram ao contribuir com seu conhecimento e sua experiência.

No conjunto, podemos destacar:


  • Luiz Gama

  • Ruy Barbosa

  • Pontes de Miranda

  • Arnold Wald

  • Ada Pellegrini Grinover

  • Miguel Reale

  • Ives Gandra


Percebeu como todos precisam de um advogado seja qual causa for?


Um advogado de sucesso tem uma bela reputação, organização, gestão de equipe, conduta ética, empatia com o cliente, respeito por prazos.


E hoje, sobretudo, usar os benefícios da tecnologia.


Seu papel na sociedade é de garantir uma boa engrenagem no Estado Democrático e de defender o cidadão (ou empresa) com base na legislação vigente.


Diante de tudo isso, quero parabenizar a todos os meus amigos advogados que são motivados pelo amor à vocação e com o bom senso de lutar pela justiça todos os dias.


E, como perito judicial contábil, fico à disposição para consultas e cálculos em processos na área trabalhista, cível, tributária e previdenciária

© 2024 por GR Assessoria

  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram
bottom of page