top of page

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) e os benefícios aos advogados

  • Julio Mazza
  • 4 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Neste primeiro blog, vamos falar do Pje-Calc.


O Pje-Calc é o sistema de Cálculo Trabalhista para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração dos cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças.


Neste artigo, abordaremos o significado do PJE, demonstrando os diversos benefícios que essa ferramenta tecnológica e inovadora traz ao segmento jurídico e seus advogados.


O que é o Processo Judicial Eletrônico (PJE)?


O Processo Judicial Eletrônico é um sistema informatizado desenvolvido pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça em parceria e colaboração com diversos tribunais brasileiros.


O PJe nasceu em 2006 com a lei nº 11.419/06 que dispõe sobre a informatização do processo judicial.


O objetivo com a implementação foi substituir o tradicional formato em papel dos processos físicos por processos totalmente eletrônicos, possibilitando a condução dos processos judiciais de forma digital.


Você acha que com isso proporcionou uma maior celeridade, eficiência e acessibilidade aos serviços judiciários?


Alguns Benefícios do PJE aos Advogados

  • acessibilidade

  • economia

  • segurança

  • rapidez na tramitação dos processos

  • ampliação do acesso ao Poder Judiciário


ACESSIBILIDADE


Acesso Remoto

Com o PJe, os advogados conseguem acessar os processos judiciais a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que possuam conexão à internet, possibilitando assim a transparência e o benefício do trabalho de forma remota.


ECONOMIA


Redução de deslocamentos

O uso do PJe diminui a necessidade de deslocamentos frequentes aos tribunais e fóruns, poupando tempo e recursos que seriam utilizados para consultar processos físicos e protocolar petições.


Sustentabilidade ambiental

Com a implantação do PJe houve a contribuição para a preservação do meio ambiente ao eliminar o consumo excessivo de papel, impressões, postagens, transporte físico de documentos e outros recursos, o que também resultou em economia para os advogados.


Essa abordagem sustentável está alinhada com as práticas modernas de responsabilidade social e ambiental, reduzindo custos e possibilitando maior produtividade a todos envolvidos com menos recursos.


SEGURANÇA

A plataforma do PJe possui mecanismos de segurança a fim de proteger a integridade de documentos e informações, garantindo a confiabilidade de todo o processo eletrônico.


RAPIDEZ NA TRAMITAÇAO DOS PROCESSOS


Acompanhamento em tempo real

O PJe permite aos advogados acompanhar os andamentos de seus processos de forma instantânea, juntando documentos eletrônicos de forma simples e rápida, proporcionando a visualização de atualizações, intimações e prazo em tempo real.


Histórico de pesquisa

O sistema mantém um histórico eletrônico de toadas as movimentações e decisões processuais, facilitando a pesquisa e recuperação de informações anteriores.


AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO

Com o PJE, as informações processuais se tornam acessíveis a todos os envolvidos, incluindo advogados, partes e o próprio público em geral. Isso fomenta a transparência e a confiança no sistema judiciário, fortalecendo o Estado de Direito.


Resumindo, com o advento dessa plataforma inovadora, essas são algumas das principais vantagens trazidas pelo processo judicial eletrônico aos advogados, usuários e o próprio poder judiciário.


Certamente essa inovação já trouxe maior celeridade, eficiência e acesso aos serviços judiciários.


No entanto, desafios ainda são enfrentados como toda iniciativa, pois a implementação e utilização do PJe poderão variar a depender da jurisdição e estrutura de cada tribunal.


A adoção do PJE é um grande passo rumo a uma justiça mais moderna, inclusiva e alinhada com a nova era digital.


E você, já usou o Pje-Calc? O que achou?

© 2024 por GR Assessoria

  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram
bottom of page